Artur de Jesus nasceu em Lisboa, em 1975. É licenciado em História, pela Universidade Autónoma de Lisboa e Técnico Superior na Câmara Municipal de Vila do Bispo, desde o ano de 2001. Entre outras funções regulares no serviço municipal, desenvolve intenso trabalho na investigação da história local, na sua promoção e divulgação.
É autor de vários artigos e de 4 obras dedicadas à Cultura, à Arte, à História, a acontecimentos e personalidades de Vila do Bispo: “Vila do Bispo – Uma Viagem pela sua História” (2006), “A Caminho do Céu – reflexões em torno da morte e de um monumento funerário no Cemitério dos Prazeres, Lisboa” (2011), “Vila do Bispo – Lugar de Encontros I” (2013) e “Vila do Bispo – Lugar de Encontros II” (2017).
No seu percurso profissional destacam-se, ainda, as comunicações proferidas no âmbito do I Congresso Internacional “Santuários – Cultura, Arte, Romarias, Peregrinações, Paisagens e Pessoas” (Alandroal – 2014), da Bienal de Turismo de natureza (Aljezur – 2014), do XV Encontro Nacional de Municípios com Centro Histórico (Lagos – 2014), do 59.º Encontro dos Descobrimentos – “O Japão e o Mundo Ocidental” (Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian – 2015), do I Seminário “Potencialidades de um Concelho – Vila do Bispo num só dia…” (Vila do Bispo – 2016), do 63.º Encontro dos Descobrimentos – “O Japão e o Mundo Ocidental II” (Centro Cultural de Cascais – 2016), da Evocação do Centenário da Primeira Guerra Mundial (E.B. Tecnopólis/Agrupamento de Escolas Júlio Dantas, Lagos – 2017), do III Seminário da CPCJ de Vila do Bispo (Vila do Bispo – 2017), do V Encontro de Arquivos do Algarve (Lagoa – 2017), entre outras.